Com esta ferramenta o CALDsoft7 pode planificar qualquer transição ou intersecção entre duas peças. Para isto as coordenadas X e Y dos pontos das duas arestas (bocas) que formam a transição devem ser informadas nas tabelas do Flex. Um ambiente gráfico amigável permite que os pontos sejam introduzidos de forma fácil e rápida.

Basicamente se desejamos planificar uma transição entre duas formas genéricas, precisamos informar as coordenadas X e Y dos pontos das duas arestas – planos B1 e B2. Caso se deseje calcular uma intersecção genérica devemos criar inicialmente as duas peças, informando da mesma forma às coordenadas dos pontos das duas arestas de cada uma das duas peças – planos B1 e B2 para a peça de base e planos P1 e P2 para a peça que penetrará a peça de base.

A forma de se informar as coordenadas dos pontos nos 4 planos de trabalho (B1,B2,P1 e P2) é sempre a mesma e pode ser obtida de 4 formas:

  • Através da digitação dos valores das coordenadas X e Y de cada ponto individualmente;
  • Através de formas padrão;
  • Através da importação de perfis Polyline do software AutoCAD;
  • Através de um arquivo TXT contendo as coordenadas X e Y dos pontos.

As coordenadas dos pontos após definidas por qualquer um dos quatro métodos possíveis, vinculam estes pontos ao seu plano de trabalho (B1,B2,P1 e P2). Estes planos podem então, de forma independente, se posicionar em qualquer lugar do espaço 3D através de deslocamento nas direções X e Y e de rotações em torno dos eixos X e Y. Com este posicionamento definido para os quatro planos, as duas peças se formam no espaço gráfico 3D e a planificação de ambas ocorre instantaneamente.

 

flex_inicialp_pt
Flex
« 1 de 6 »